Brasil Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa amplia oferta de leitos hospitalares em Palmas

O governador Wanderlei Barbosa anunciou na terça feira dia 23/05/2023 autorização para a contratação de 20 novos leitos hospitalares na cidade de Palmas. Com o objetivo de garantir um atendimento rápido e de qualidade à população local e região, essa medida visa ampliar a capacidade de atendimento na rede privada hospitalar da capital.

A ação, realizada por meio de requisição administrativa, elevará de 34 para 54 o número de leitos clínicos disponíveis, proporcionando assistência médica aos usuários referenciados para cuidados de média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir deste sábado, 27, essas unidades já estarão disponíveis, uma vez que a empresa contratada necessita de um prazo para adequação e mobilização de equipes especializadas.

Além desses leitos clínicos, o governo estadual também possui um contrato para a disponibilização de 64 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) como retaguarda do Hospital Geral de Palmas (HGP). O objetivo é assegurar que a população encaminhada pelos municípios, para atendimento de média e alta complexidade, seja prontamente assistida, evitando a espera por vagas e garantindo o melhor tratamento possível aos tocantinenses.

No HGP, a capital conta ainda com 418 leitos gerais e 40 leitos de UTI, além de 81 leitos de Pronto-Socorro (PS). Importante ressaltar que, somente em 2023, foram entregues 45 leitos de PS, incrementando ainda mais a capacidade de atendimento. O governador Wanderlei Barbosa destacou o crescimento significativo na oferta de leitos de UTI no estado, saindo de 88 em 2021 para 211 atualmente, um aumento de 139% que tem como objetivo salvar vidas.

A população pode acompanhar a oferta e as taxas de ocupação dos leitos do SUS, sob gestão estadual, por meio do portal do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, o Integra Saúde. O link para acesso às informações é: http://integra.saude.to.gov.br/Home/GestaoHospitalar.

Sair da versão mobile