Brasil Tocantins

Cervejaria do Tocantins ganha 5 medalhas no Concurso Brasileiro de Cerveja, um dos maiores do mundo

Concurso ocorre anualmente em Blumenau, SC / Foto: Divulgação

A Cervejaria Jalapa, sediada no Tocantins, foi premiada com cinco medalhas no Concurso Brasileiro de Cerveja (CBC), uma das maiores competições cervejeiras do mundo, realizada anualmente em Blumenau (SC). A edição de 2023 contou com a inscrição de 4.085 amostras de 565 cervejarias de 25 estados do país.

A Jalapa ganhou o primeiro lugar e uma medalha de ouro na categoria British Style Imperial Stout, três medalhas de prata nas categorias Leipzig Style Gose, Belgian Style Blonde Ale e Kentucky Common Beer, e uma medalha de bronze na categoria British Style Barley Wine Ale. Segundo a premiação do CBC, em razão das medalhas, a Jalapa foi considerada a melhor cervejaria do Tocantins.

O processo de avaliação considerou diversos critérios, incluindo sabores e aromas, aparência e sensação na boca.

Além de ser um diferencial estratégico junto ao mercado e aos consumidores, a premiação proporciona aos vencedores acesso às avaliações e comentários dos juízes, para que possam aprimorar seus processos produtivos e avaliar como seus produtos chegam aos consumidores. O objetivo do evento é apoiar a produção de cervejas brasileiras.

Podem participar do concurso cervejarias nacionais legalmente constituídas e registradas. Este ano, o concurso contou com 141 jurados de 24 países diferentes.

“O CBC acontece todo ano e é considerado um dos maiores da América Latina. Participam cervejarias do mundo todo, com diferentes estilos. Existem vários no mundo que estão dentro de padrões internacionais de qualidade e de produção. Para participar, você manda uma amostra para concorrer na categoria do estilo que escolheu. Se a gente escolher Pilsen, a gente manda no estilo Pilsen e daí vamos concorrer com todas as cervejarias que mandaram“, explica Alessandro Bakk, que atua no setor produtivo da Cervejaria Jalapa.

Os avaliadores, especialistas no universo cervejeiro, vêm de diversas partes do mundo para julgar as amostras enviadas para cada categoria, porém apenas três recebem as honrarias.

“Os jurados possuem diversos critérios de avaliação, que determinam se a cerveja é ou não boa, bem como se merece ou não uma medalha. Estamos orgulhosos pela conquista da Jalapa e felizes em ser a primeira cervejaria tocantinense a ser agraciada em um concurso tão importante e competitivo. Agora somos referência não apenas no Tocantins, mas em todo o país e estamos cientes de que precisamos manter o padrão de qualidade que nos trouxe esta premiação“, conclui Alessandro.

A Jalapa

A indústria cervejeira é um setor em constante crescimento na economia brasileira e a Cervejaria Jalapa se destaca nesse cenário, mostrando a qualidade de seus produtos e seu compromisso com o aprimoramento dos processos produtivos. Com a geração de aproximadamente 2,7 milhões de empregos diretos e indiretos e a movimentação de cerca de R$100 bilhões por ano, a cadeia produtiva da indústria cervejeira é fundamental para a economia brasileira.

A atuação da indústria cervejeira movimenta uma rede extensa, responsável por 1,6% do PIB e 14% da indústria de transformação nacional. Desde que foi criada,  já são cinco anos de atuação. Hoje, a Jalapa se faz presente no Tocantins, Goiás, Maranhão e Pará.

Sair da versão mobile